ASSINE
search button

Exército dá golpe de Estado na Burkina Fasso

Compartilhar

Após uma onda de protestos contra o presidente Blaise Compaoré tomar conta de Burkina Fasso, o Exército do país deu um golpe de Estado e anunciou a dissolução do governo e da Assembleia Nacional. Segundo os militares, os poderes Executivo e Legislativo serão assumidos por um órgão de transição que terá como objetivo devolver a "ordem constitucional" dentro de 12 meses. 

A derrubada do mandatário foi informada por meio de um comunicado do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Nabéré Honoré Traoré. Além disso, foi imposto um toque de recolher noturno a toda a nação.    

>> Presidente de Burkina Fasso dissolve governo

Mais cedo, Compaoré já havia dissolvido o governo, em uma tentativa de agradar os manifestantes que foram às ruas contra ele. "Neste momento doloroso que está atravessando o nosso povo, quero dizer que compreendi a mensagem [dos protestos populares] e dissolvi o governo para criar as condições para uma nova perspectiva", dissera.    

Nesta quinta-feira (30), centenas de pessoas invadiram e saquearam o Parlamento da nação africana, localizado na capital Ugadugu, para evitar que fosse votada uma revisão constitucional que permitiria ao presidente, no poder há 27 anos, prorrogar o próprio mandato. Testemunhas afirmam que as forças de ordem responsáveis pela segurança do Congresso facilitaram a entrada dos manifestantes.    

Dona de um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos do planeta, Burkina Fasso fica no oeste da África, perto do deserto do Saara, e tem uma economia baseada na agricultura.    Compaoré assumiu o comando do país em 1987 por meio de um golpe de Estado e foi eleito para continuar na Presidência em 1991, 1998, 2005 e 2010, sempre por ampla maioria.