ASSINE
search button

Chuvas em Buenos Aires atingem nível histórico

Mais de mil pessoas chegaram a ser evacuadas de suas casas

Compartilhar

As fortes chuvas que atingiram a Argentina entre a terça (28) e a quarta-feira (29) ainda trazem preocupação para cidades da província de Buenos Aires nesta quinta-feira (30). De acordo com dados do Jornal La Nacion, "nunca na história de Buenos Aires caiu tanta água em um só dia de outubro". Segundo dados oficiais, choveu 138,6 milímetros entre a noite de terça e a manhã desta quarta. Por causa disso, mais de mil pessoas precisaram ser evacuadas de suas casas. Além da água, ventos de até 86 km/h derrubaram mais de 100 árvores na região. A mais atingida é Luján, que fica a 70 quilômetros da capital, e está com dezenas de ruas alagadas. Os moradores estão assustados com o volume do rio, que na manhã de hoje estava em 5,08 metros e está muito próximo do recorde de 2012, quando atingiu 5,12 metros e inundou a cidade inteira. De acordo com um bombeiro voluntário ouvido pelo jornal La Nacion, "cerca de 200 pessoas foram evacuadas", mas "se estima uma cifra ainda maior de pessoas que deixaram suas casas e foram para as residências de familiares ou vizinhos".

    Há cinco centros comunitários recebendo os desabrigados, porém, muitas pessoas se negam a abandonar as casas com medo de perder seus pertences. Outra preocupação dos moradores de Luján é que a Basílica, símbolo da cidade, pode ser inundada a qualquer momento. Os habitantes da cidade estão ajudando a controlar a água atrás da estrutura, para evitar danos graves.

    Além de Luján, regiões como Berazategui e Bragado estão sem energia desde a terça-feira. Já em La Matanza, os moradores reclamam que essa é a 17ª inundação no ano. Segundo o La Nacion, 17 áreas da província de Buenos Aires foram declaradas em situação de emergência: Luján, General Rodríguez, Quilmes, Mercedes, Bragado, Moreno, Lomas de Zamora, Marcos Paz, Las Heras, La Matanza, Zárate, Tres de Febrero, Coronel Pringles, Berazategui, Cañuelas, Junín y Chacabuco. (ANSA)