ASSINE
search button

Espanhol engana monarquia e leva vida de luxo

Jovem aplicou golpes milionários e foi a eventos importantes

Compartilhar

Um jovem de 20 anos conseguiu enganar empresários, políticos e todo o governo espanhol, incluindo a monarquia, e levava uma vida de luxo, infiltrando-se em eventos de alto nível da elite do país e dando golpes milionários. O roteiro, que parece com o filme 'Prenda-me se for capaz', ocorreu na Espanha e agora está sendo investigado pelas autoridades.    O Frank Abagnale da vez é Francisco Nicolás Gómez Iglesias, que se fazia passar por assessor do governo e chegou até a ser um dos dois mil convidados para a cerimônia de coroação do novo rei espanhol, Felipe VI. 

Entre as peripécias do jovem, está uma visita à área VIP do estádio Santiago Bernabeu, onde foi fotografado ao lado do mito Alfredo di Stefano. Ele fez inúmeras propostas fraudulentas para empresários dizendo ter contatos com membros da família real e ainda postava nas redes sociais as fotos que conseguia com personagens influentes como o Felipe VI, o ex-presidente José Maria Aznar e o rei Juan Carlos.    

As autoridades começaram a desconfiar do rapaz após uma fonte afirmar que ele não era o agente secreto que dizia ser. O jovem viajava em veículos luxuosos. Há uma semana, Iglesias foi preso - e posteriormente solto - e terá que responder a um processo por fraude e falsidade ideológica. Ele também será julgado por cobrar uma "comissão" de 30 mil euros para se passar por assessor da vice-presidente do país, Soraya Sáenz de Santamaria.    

A juíza que abriu o caso afirmou que "não consigo compreender como um jovem de 20 anos, com suas meras palavras (...) possa fazer conferências, lugares e atos sem alertar nenhuma autoridade".