ASSINE
search button

Rainha Elizabeth II lamenta ataque em Ottawa

Compartilhar

A rainha Elizabeth II, que é formalmente a chefe de Estado do Canadá, se pronunciou sobre o ataque realizado ao Parlamento, em Ottawa, dizendo estar "chocada e entristecida" com a notícia. O ataque deixou um soldado morto, Nathan Cirillo, assim como o atirador, Michael Zehaf-Bibeau.    

"[O príncipe] Philip e eu estamos chocados e tristes com os acontecimentos em Ottawa. Os nossos pensamentos estão com aqueles que foram afetados", disse. O autor do ataque, que é de origem canadense, esteve quatro vezes nos Estados Unidos, informou a Polícia local.    

Ele teve seu passaporte confiscado, pois o serviço secreto o havia incluído em uma lista de pessoas que apresentam alto risco para a segurança do país.    

Parlamento     

O premier canadense, Stephen Harper, disse, em discurso durante a abertura do Parlamento, que o objetivo dos ataques era introduzir o medo no país. "Mas o Canadá nunca cederá ao terrorismo", apontou.    

"Estamos aqui, não fugiremos. Nossas leis sobre segurança devem ser reforçadas e faremos isso assim que possível", acrescentou. O Parlamento canadense retomou hoje suas atividades regulares.    

Homenagem     

Harper e sua esposa, Laureen, participaram de uma homenagem ao soldado morto. Eles depositaram flores no local onde ele caiu baleado. Cirillo era um cidadão canadense de origem italiana. Ele tinha 24 anos e um filho pequeno, de 6 anos.    

Em entrevista à agência de notícias norte-americana Associated Press (AP), a mãe do atirador, Susan Bibeau, disse que chorou não pelo filho morto, mas pelas vítimas do ataques. Além de Cirillo, outras duas pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas em estado de saúde estável. '"Como posso explicar uma coisa dessas? Pedimos desculpas", concluiu.