ASSINE
search button

Após comovente apelo, pai de refém do EI morre em Londres

Paul é pai do jornalista John Cantlie, sequestrado em 2012

Compartilhar

Duas semanas após comover o mundo com um apelo, em um leito de hospital, para que seu filho, o refém britânico John Cantlie, fosse libertado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI,ex-Isis), Paul Cantlie morreu, aos 81 anos de idade, em Londres. Paul Cantlie faleceu por complicações de saúde causadas por uma pneumonite. 

Ele é pai de John, que foi sequestrado em novembro de 2012 na Síria e que até hoje está nas mãos dos extremistas do EI.    "Paul morreu sem saber se os carcereiros de John tinham recebido suas mensagens de apelo. A impossibilidade de comunicação provocou, inevitavelmente, um terrível sentimento de abandono", comunicou a família Cantlie. Em seu apelo, lançado no início de outubro, Paul pediu para que os extremistas deixassem John voltar para casa. "Vocês sabem que ele é um bom homem, que queria ajudar os sírios, e vos peço em nome do que é mais sagrado: ajudem e permitam que ele volte para casa são e salvo", disse Paul, com bastante dificuldade.    

Nos últimos meses, John tem aparecido em diversos vídeos divulgados pelo EI. O refém é utilizado como mensageiro de anúncios propagantísticos do grupo, que tenta estabelecer um califado islâmico sunita no norte da Síria e do Iraque. Para isso, adota técnica bárbaras, como decapitações, perseguições e mutilação de civis. O Estado Islâmico, que também é conhecido pela sigla "Isis", é a maior preocupação da comunidade internacional em termos de segurança e ataques terroristas na atualidade. Uma coalizão formada por países europeus e pelos Estados Unidos bombardeia alvos do EI para tentar enfraquecer o grupo.