ASSINE
search button

Vaticano confirma viagem do papa à Turquia

Compartilhar

O Vaticano confirmou nesta terça-feira (21) a viagem do papa Francisco à Turquia entre os dias 28 e 30 de novembro. O Pontífice visitará as cidades de Ancara e Istambul e terá encontros políticos e ecumênicos.

Para o dia 28, está marcada uma reunião com o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, e o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, em Ancara. Ele também conhecerá a o Mausoléu de Atatürk, que contém os restos mortais do fundador da República da Turquia.

No dia seguinte, Francisco partirá para Istambul e visitará a "Mesquita Azul" e a Basílica de Santa Sofia. Após a ida ao lugar sagrado dos otomanos, o papa celebrará uma missa na Catedral do Espírito Santo e também fará uma oração ecumênica na Igreja Ortodoxa de Constantinopla. Após as orações públicas, o sucessor de Bento XVI terá um encontro privado com o Patriarca Bartolomeu I , no Palácio Patriarcal.

No domingo (30), o papa fará a liturgia na Igreja Ortodoxa de Constantinopla, fazendo uma declaração conjunta com Bartolomeu ao final da celebração. Após o culto, ele almoçará com o Patriarca.

Já há alguns meses, havia rumores de que o líder da Igreja Católica visitaria o país. Em setembro, a mídia internacional chegou a noticiar que o Pontífice poderia se dirigir às fronteiras turcas, que estão sendo ameaçadas pelo avanço do grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Isis). Na época, o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, negou a informação.

Francisco tem condenado constantemente a perseguição de cristãos na região, especialmente a realizada pelo EI, e ontem (20) cobrou uma atitude da comunidade internacional para parar o grupo. Segundo ele, é "impensável" a região que criou o cristianismo não ter mais cristãos.