ASSINE
search button

Sarkozy é pivô de suborno na compra de helicópteros

Ex-presidente teria pago valor extra à empresa do Cazaquistão

Compartilhar

Os escândalos políticos parecem não ter fim para o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy. Agora, ele é acusado de ter pago suborno na compra de 45 helicópteros para o país, informou o jornal Le Monde nesta terça-feira (07).

    Segundo a publicação, a Justiça está investigando contratos de compra desses equipamentos. Em 2012, Sarkozy pagou mais de 2 bilhões de euros para o Cazaquistão, referentes à compra de 45 helicópteros da Eurocopter. Na conclusão do negócio, teria sido pago suborno à empresa.

    Dois juízes estariam questionando o ex-presidente e seus colaboradores sobre o crime de lavagem de dinheiro e corrupção.

    No mês passado, de acordo com o Le Monde, foram interrogados o ex-conselheiro do político Jean-François Etienne des Rosaies e a ex-encarregada dessa missão, Nathalie Gonzalez Prado. Ela trabalhava para Claude Gueant, que era o secretário-geral do Eliseu, o palácio do governo.

    Ontem (06), a mesma publicação apresentou outro possível escândalo. Sarkozy teria feito pressão no senado da Bélgica para ajudar empresários do Cazaquistão a se livrar de processos na Justiça belga. Ele teria agido a pedido do presidente cazaque.

    Como o esforço teria dado certo, os contratos dos helicópteros foram firmados.

    Além dessa investigação, ele está sendo julgado por corrupção ativa e tráfico de influência enquanto era presidente. Outro processo, por troca de informações para obtenção de um cargo político de um aliado, foi suspenso no final de setembro. No mês passado, o ex-presidente francês anunciou sua volta à política. Ele é uma das apostas do partido conservador União por um Movimento Popular (UMP) para concorrer nas próximas eleições presidenciais. Pesquisas de opinião mostram que ele é o favorito dos franceses para voltar a assumir o cargo. (ANSA)