ASSINE
search button

Catalães protestam contra suspensão do referendo

Compartilhar

Urnas de voto fechadas em jaulas apareceram hoje (30) em vários pontos da Catalunha, região autônoma da Espanha, em uma ação de “um grupo de cidadãos” que se dizem “silenciados e enjaulados” pela decisão do Tribunal Constitucional de suspender cautelarmente a consulta independentista de 9 de novembro.

Os organizadores do protesto, em nota, convidaram todos os catalães “independentemente da sua afinidade política, a pendurar gaiolas em suas varandas, janelas e terraços, com urnas no interior” para que “nunca seja apagada a memória coletiva do dia em que as liberdades democráticas foram proibidas”.

Na noite de ontem (29) cerca de 300 pessoas se reuniram em frente à sede do Governo espanhol em Barcelona para protestar contra a suspensão do referendo. Eles seguravam faixas com os dizeres: “Desobedecer pelo referendo: pela independência”. Novas manifestações foram convocadas para hoje à tarde na Catalunha, pelo movimento separatista Assembleia Nacional Catalã (ANC).

As ações de protesto visam garantir a realização do referendo convocado pelo presidente da região catalã, Artur Mas, no último sábado, para decidir se a Catalunha deve continuar sendo parte da Espanha. Ontem (29), o Governo espanhol recorreu à Justiça contra o processo de independência. O Tribunal Constitucional acatou os dois recursos: um contra a lei que autoriza a realização da consulta e outro contra o decreto de convocação. O referendo está, portanto, suspenso até que uma decisão final seja emitida - o que deve acontecer em, no máximo, cinco meses.

Mesmo com a decisão judicial, uma campanha publicitária sobre a consulta foi lançada pelo governo regional catalão, além de uma página na internet com informações sobre o voto de 9 de novembro. A Secretária-Geral de Esquerda da Catalunha, Marta Rovira, que apresentou a campanha, disse que “os republicanos seguirão adiante em sua estratégia política e vai haver votação no dia 9 de novembro”.

Nas peças publicitárias publicadas hoje nos jornais da Catalunha, aparece a convocação: “Lembre-se, no dia 9 de novembro você tem um encontro”. Também foram incluídas as duas perguntas a serem respondidas no dia da votação: “Quer que a Catalunha se torne um Estado?” e, em caso afirmativo, “Quer que esse Estado seja independente?”.

Cerca de 5,4 milhões de catalães devem participar da consulta, caso ela realmente ocorra.