ASSINE
search button

Israel intercepta e abate avião militar sírio

Foi a primeira vez em 30 anos que incidente ocorreu

Compartilhar

O Exército israelense informou nesta terça-feira (23) que interceptou e abateu um avião militar que partiu da região de Golan, na Síria. Segundo a rádio militar do país, o sistema de defesa aérea "Patriot" identificou a aeronave. Essa é a primeira vez em 30 anos que um incidente desses ocorre.

    De acordo com o porta-voz militar Moty Elmoz, o abatimento do avião foi "uma ação defensiva" e ele destacou que o país está "em estado de alerta muito elevado e os nossos sistemas entraram em ação rapidamente". Ainda de acordo com Elmoz, os dois pilotos da aeronave saíram dela antes da destruição.

    A rádio militar informou que avião abatido era um Sukhoi Su-24, de fabricação russa, e que ele entrou 800 metros no espaço aéreo do país. Aparentemente, o voo não tem está relacionado aos ataques dos aliados contra os combatentes do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) na Síria e no Iraque.

    A região de Golan está dominada pelo grupo terrorista Frente al-Nusra, o braço dos terroristas da Al-Qaeda no país. No final de agosto, esses extremistas sequestraram cerca de 40 agentes filipinos da Organização das Nações Unidas que atuavam na região. (ANSA)