ASSINE
search button

Estado Islâmico divulga 2º vídeo de refém britânico

Em gravação, John Cantlie compara situação com o Vietnã

Compartilhar

Os jihadistas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) divulgaram, nesta terça-feira (23), o segundo vídeo do refém britânico John Cantlie, informou a BBC. No vídeo, Cantlie afirma que os países ocidentais subestimaram a "força e o zelo do oponente" e que não perceberam o "caos potencial", como nos tempos da guerra do Vietnã, ocorrida entre 1959 e 1975.

No vídeo, também intitulado "Lend me your ears" (Emprestem-me seus ouvidos, em tradução livre do inglês), como primeiro e com duração de aproximadamente seis minutos, o jornalista diz que o mundo ocidental foi "surpreendido" pelo crescimento veloz do Estado Islâmico.

Durante o vídeo, Cantlie está sentado, apoiado em uma escrivaninha, vestido com o uniforme de prisioneiro laranja, mesma roupa usada pelos três prisioneiros mortos pelo EI, os norte-americanos James Foley e Steven Sotloff e o britânico David Haines. Os três foram decapitados e os vídeos dos assassinatos, divulgados na internet. Cantlie aparenta calma e parece ler um texto escrito por seus seqüestradores.

No primeiro vídeo apresentado, Cantlie se apresenta, diz que está nas mãos do EI e critica a atuação militar dos Estados Unidos e Reino Unido e da imprensa ocidental, por suas notícias sobre o grupo jihadista. (ANSA)