ASSINE
search button

Ataques dos EUA na Síria matam 20 membros do Estado Islâmico

Compartilhar

(ANSA) - Os Estados Unidos (EUA) realizaram na noite de ontem (22) os primeiros ataques aéreos no norte da Síria contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

    As forças norte-americanas realizaram 20 bombardeios que mataram mais de 20 membros do EI, informou a Organização Não governamental (ONG) Observatório Sírio dos Direitos Humanos. "As forças militares dos EUA e dos países parceiros estão realizando ações militares contra terroristas do EI na Síria", informou o porta-voz do Pentágono, John Kirby, acrescentando que "como as ações ainda estão em andamento não podemos fornecer mais detalhes".

    Já outras fontes da defesa norte-americana afirmaram que os países parceiros que participam dos ataques são a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e Jordânia e o Bahrein.

    Pelo menos 8 civis teriam morrido nos ataques realizados pela coalizão internacional na Síria.

    Os ataques norte-americanos contra os alvos jihadistas foram realizados "para prevenir um ataque contra os EUA e os interesses ocidentais", planejado por veteranos do grupo terrorista Al-Qaeda, conhecidos como o grupo "Khorasan", considerado pelos EUA mais perigoso que o EI , informou o comando central norte-americano (Centcom) citado pela BBC. Por sua vez, o jornal árabe al Hayat precisou que os bombardeios atingiram bases do Khorasan no oeste de Aleppo. Os ataques aéreos depois acertaram alguns locais do EI na província de maioria curda de Hasake, no nordeste sírio. Ainda hoje a aviação de Damasco bombardeou o Líbano na fronteira entre os dois países contra alvos de milicianos anti-regime em Qalamun, informou o televisão al Manar do movimento Hezbollah, cujos milicianos jihadistas há dois anos combatem ativamente na Síria ao lado das forças de Damasco.(ANSA)