ASSINE
search button

Merkel pede respeito a normas da União Europeia

Compartilhar

Em coletiva de imprensa em Berlim com o primeiro-ministro da França, Manuel Valls, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, instou os países da União Europeia (UE) a respeitarem o Pacto de Estabilidade e Crescimento do bloco econômico, que, entre outras coisas, limita o endividamento dos governos a 60% do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo a líder, o documento já contém a flexibilidade necessária para as nações em crise conseguirem se recuperar. "Devemos respeitar aquilo com o que concordamos. Vejo os grandes esforços feitos por Paris, que serão levados em conta pela Comissão Europeia", acrescentou. Merkel ainda louvou o "ambicioso programa de reformas" defendido por Valls e desejou sucesso aos franceses.

"Existem diversas possibilidades de gerar crescimento, mesmo sem dinheiro extra", salientou a chanceler, citando como exemplo a redução da burocracia. Já o primeiro-ministro prometeu fazer as mudanças de que a França precisa, porém pediu mais confiança por parte de Berlim."Eu compreendo as dúvidas e questionamentos dos cidadãos alemães e de seus representantes. Mas se a Alemanha pede mais empenho nas reformas, a França pede mais confiança", disse.