ASSINE
search button

Consolidar relações com Brasil é prioridade da Itália

Compartilhar

Os desafios que a Itália enfrenta como país que preside a União Europeia, cargo rotativo que cada Estado-membro da UE assume pelo período de seis meses, estão entre os mais importantes que a união já enfrentou na sua história. A crise financeira internacional de 2008 e 2009 deixou uma herança pesada, caracterizada pelo desemprego e pelo baixo crescimento.    

Ao mesmo tempo, a situação no Oriente Médio e na Ucrânia evidencia mais do que nunca a necessidade e a urgência da adoção de política externa e de segurança comuns que possam contribuir para a solução dessas crises. Elas são, sem dúvida, as mais graves e complexas dos últimos anos e que nenhum país europeu, individualmente, poderia resolver. Isso tudo enquanto a Europa é investida por uma onda migratória sem precedentes.    

Esses desafios representam também enormes oportunidades para os povos europeus. Superá-los significará garantir um novo período de desenvolvimento econômico e social dentro das fronteiras, e de paz e estabilidade nas regiões vizinhas. Significará confirmar mais uma vez que o nosso modelo de integração política e econômica pode servir de referência para todas as regiões do mundo. Significará estabelecer a nova União Europeia do século 21, a casa das nossas novas gerações.    

A presidência italiana pretende perseguir com determinação esses objetivos recorrendo às razões mais profundas da integração europeia. A referência aos valores democráticos, de solidariedade e aos direitos humanos, fundamenta nossa ação política para retomar o caminho do crescimento e juntos assumirmos nossas responsabilidades históricas nas regiões limítrofes.    

Federica Mogherini, atual ministra das Relações Exteriores da Itália, encarna plenamente esse conjunto de valores. Com base nisso, os chefes de Estado e de governo escolheram-na como alto representante pela política externa e de segurança comum.