ASSINE
search button

Catalunha dá mais um passo para convocar plebiscito

Compartilhar

O Parlamento da Catalunha aprovou uma lei para dar cobertura legal à convocação de um plebiscito separatista para o dia 9 de novembro. A medida obteve 106 votos a favor e 28 contrários. 

Apoiaram a iniciativa os nacionalistas moderados do partido Convergência e União (CiU), do presidente catalão, Artur Mas, os independentistas do Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), os ecologistas do Iniciativa para a Catalunha Verdes (ICV), os radicais de extrema-esquerda do Candidatura de Unidade Popular (CUP) e os socialistas do Partido Socialista da Catalunha (PSC).    

No entanto, como o plebiscito não foi autorizado pelo Parlamento em Madri, como manda a Constituição espanhola, ele terá caráter exclusivamente consultivo. Poderão participar todos os catalães com idade superior a 16 anos e pessoas que moram no exterior.    

A normativa ainda precisa ser sancionada por Mas, que assinará o decreto de convocação. Assim que ele fizer isso, o governo do premier Mariano Rajoy deve entrar com um recurso na Corte Constitucional do país para impugnar a consulta, que tem amplo apoio da população local e é vista como uma forma de pressionar Madri a reconhecer o desejo da Catalunha de realizar um plebiscito.    Na votação, os habitantes da região autônoma terão que responder a duas perguntas: "Você quer que a Catalunha seja um Estado?" e, em caso afirmativo, "Você quer que a Catalunha seja um Estado independente?".