ASSINE
search button

Alagamentos em Florença causam danos à cidade

Compartilhar

Fortes chuvas atingiram a região de Florença nesta sexta-feira (19) causando alagamentos, estragos em pontos turísticos e derrubando árvores nas ruas da região. Houve infiltrações no Palazzo Vecchio, sede da prefeitura, e no Museu Santa Croce. Muitas árvores caíram na estrada que liga Florença-Pisa-Livorno e na que vai de Florença a Siena. Os fortes ventos fizeram com que o teto de uma empresa fosse destruído e os vidros de algumas igrejas ficaram quebrados.    

A mais atingida foi a "Sagrestia Vecchia", que foi invadida pelas águas e perdeu diversos móveis antigos. Os alagamentos fizeram com que as autoridades fechassem os museus da cidade e, até o momento, apenas a Galleria degli Uffizi foi reaberta. Cinco pessoas ficaram feridas, sem gravidade, na queda de parte de uma escola infantil em Lazzeretto e outras 18 se machucaram com a queda de árvores e pedaços de telhas - mas todas tiveram ferimentos leves.    

Segundo informações das autoridades locais, choveu 18 milímetros de água em menos de cinco minutos e os ventos atingiram até 50 km/h.    

Veneza Cinco mil livros foram estragados e terão que ser jogados fora da Academia de Belas Artes de Veneza por culpa das chuvas do dia 9 e 10 de setembro. Segundo a publicação La Nuova Venezia, a água se infiltrou pelo teto - que havia sido restaurado há 10 anos - e atingiu o primeiro andar e a parte de armazenamento de livros. De acordo com o presidente da entidade, Luigino Rossi, "alguns dos livros eram antigos" e esse será "um enorme problema para a educação". Ele ainda comentou que no site da entidade será disponibilizada uma lista com todos os títulos perdidos para que "se alguém quiser nos dar, será um enorme favor".