ASSINE
search button

Plebiscito tem grande participação na Escócia

Compartilhar

Uma ampla participação nas urnas foi registrada na manhã desta quinta-feira, dia 18, após a abertura do pleito histórico que decide sobre a independência da Escócia. Quase 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para votar na consulta, o que representa 97% do eleitorado, um número jamais registrado em toda a história eleitoral escocesa.    

Nas maiores cidade da região, Glasgow, Edimburgo e Aberdeen, houve longas filas em frente aos centros de votação. Consultada pela ANSA, a escocesa Anne Smith disse que vai votar pela independência do país, pois deseja "ver a Escócia sendo governada pelo povo escocês". "Minha família e amigos têm opiniões diferentes sobre isso, então muitos estão votando contra a independência, como se estivessem felizes com as coisas do jeito que estão ou com medo da incerteza", acrescenta.    

Segundo ela, a atmosfera no país apresenta uma mistura de excitação e nervosismo com o pleito. "Se nos tornarmos independentes eu acredito que a Escócia seria um lugar melhor", conclui.    

O escocês Kevin Clark também irá votar a favor da independência. Ele, no entanto, não acredita que o "Sim" irá vencer. Clark concorda com Anne que os escoceses deveriam ter mais autonomia, mas acha que a incerteza irá impedir muitas pessoas de votar pela independência. "Nós começaríamos a crescer, ao invés de pensar sempre no melhor para a Inglaterra ao fazer decisões".