ASSINE
search button

Em discurso no Congresso dos EUA, Poroshenko diz que Putin foi cínico

Compartilhar

Sob muitos aplausos, que o interrompiam a cada frase, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, discursou nesta quinta-feira (18) no Congresso dos Estados Unidos. Ele criticou a postura do presidente russo, Vladimir Putin, e agradeceu o apoio norte-americano.

"A anexação da Ucrânia foi um dos atos mais cínicos de traição da história moderna", destacou o presidente sendo muito aplaudido pelos congressistas. Ele afirmou que é uma "outra mentira" a ameaça de Putin de "invadir Kiev em dois dias", como também é mentira que "ele pode invadir" outras capitais como "Riga [Letônia], Vilnius [Lituânia], Tallin [Estônia], Varsóvia [Polônia] ou Bucareste [Romênia]".

Segundo Poroshenko, "como Israel, a Ucrânia tem o direito de defender o seu território" dos ataques causados pelos separatistas. Ele aproveitou o momento para agradecer o apoio dos Estados Unidos. "Eu agradeço pelo apoio que nos deram. A defesa da liberdade causou o sacrifício de muitas vidas", falou Poroshenko sendo ovacionado.

O presidente fez um apelo ao Congresso para "que não deixe a Ucrânia sozinha perante essa agressão" por parte da Rússia e que dê apoio militar ao país, "pois não podemos ganhar essa guerra com cobertores". Poroshenko reforçou o pedido para a comunidade internacional de não afrouxar as sanções políticas e econômicas aos russos até que a situação se normalize.

A Ucrânia vive um cessar-fogo desde o dia 5 de setembro, após quase seis meses de confronto que resultaram na separação da Crimeia - e sua posterior anexação à Rússia - e uma batalha sangrenta nas regiões de Lugansk e Donetsk.