ASSINE
search button

Obama afirma que EUA 'destruirão' o Estado Islâmico

Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, teve uma reunião nesta terça-feira (17) em Tampa, na Flórida, com os generais das Forças Armadas para planejar detalhes da estratégia militar que será adotada contra o Estado Islâmico. 

Após a reunião, ele teve um encontro com soldados e militares de todas as áreas de defesa dos EUA e afirmou que "mais de 40 países estão empenhados na luta contra o Isis" sendo que "30 deles estão focados em ajuda humanitária" àqueles que são perseguidos pelos terroristas.

"Não haverá nenhum refúgio seguro para os terroristas que nos ameaçam. Vamos degradar e finalmente destruir o Estado Islâmico com nossa estratégia. Eles não fazem ameaças específicas aos EUA", mas serão "um problema" caso não sejam combatidos, afirmou Obama em discurso.

Apesar disso, o presidente norte-americano confirmou que "as tropas americanas não farão uma missão em terra no Iraque" e que ele "não colocará vocês [soldados] e o resto das Forças Armadas em uma nova guerra".

Ele ainda destacou que o "fim da guerra do Afeganistão não foi o fim da luta contra o terrorismo no mundo, mas que por causa de vocês [militares] Osama Bin Laden já não existe mais. Os EUA seguirão sendo a maior força que o mundo já conheceu em favor da liberdade".

Há exatamente uma semana, o presidente anunciou um plano concreto de ataques aéreos na Síria e no Iraque para enfraquecer o grupo EI, que tenta estabelecer um califado sunita na região.

Para isso, os jihadistas adotam métodos bárbaros, como decapitações, sequestros e mutilações. Dois jornalistas norte-americanos e um britânico foram vítimas do grupo.

EI ensina como construir bombas

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) divulgou através de seu fórum online, instruções para ataques "solitários" na Times Square e em outros pontos turísticos de Nova York. O EI indica o uso de velas, água sanitária, açúcar e fósforos para construir bombas.

A postagem já havia sido divulgada há três semanas, mas foi publicada novamente nas últimas 24 horas. A nota ressalta a urgência de começar a agir contra os Estados Unidos. Chamada de "Para os lobos solitários na América: como construir uma bomba em sua cozinha e transformar locais turísticos em cenas de terror", o texto também pede ataque em pontos do Texas, Las Vegas e estações de trens de áreas metropolitanas de todo o país.