ASSINE
search button

Líder judeu brasileiro se reúne com o papa Francisco

Compartilhar

O papa Francisco recebeu nesta quarta-feira (17) uma delegação de líderes judeus para ouvir a mensagem do Pontífice para o Ano Novo Judaico de 5775, que começa no próximo dia 24 de setembro. Entre os membros do grupo, estavam o presidente da Confederação Israelita do Brasil, Claudio Lottenberg, o presidente do Congresso Judaico Latino-Americano, Jack Terpins, o líder do Congresso Judaico Mundial (CJM) e a tesoureira geral do CJM, Chella Safra.

O líder da Igreja Católica agradeceu os esforços que os representantes têm feito pela paz e mostrou preocupação com o futuro dos cristãos na região, onde eles sofrem perseguição de grupos extremistas.

Por sua vez, Terpins também destacou o trabalho de Jorge Bergoglio na aproximação de israelenses e palestinos para a volta da paz no Oriente Médio. Francisco reuniu, no dia 10 de junho, o líder da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e o ex-presidente de Israel, Shimon Peres para orações no Vaticano. Já no último dia 4, Peres foi novamente à Santa Sé e propôs ao sucessor de Bento XVI a criação da "ONU das religiões".

Ao final do encontro, o grupo entregou um bolo de mel de presente ao líder católico, conforme prega a tradição judaica. O Pontífice agradeceu em hebraico o presente: Shaná Tová, que significa Feliz Ano Novo.