ASSINE
search button

Primeiro-ministro francês obtém voto de confiança

Compartilhar

 O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, e seu novo governo obtiveram a confiança do Parlamento com 269 votos favoráveis e 244 contrários, menos do que o alcançado no último mês de abril, 306. Contribuiu para essa redução a abstenção de 31 deputados do Partido Socialista, o mesmo do premier e do presidente François Hollande.

No mês passado, a saída de alguns ministros do governo Valls evidenciou um racha dentro da legenda. Na ocasião, o então responsável pela pasta de Economia, Indústria e Tecnologia, Arnaud Montebourg, criticou a atual política econômica do país e da União Europeia e cobrou uma "reorientação" na área.

Por conta disso, o premier pediu demissão, o que foi negado por Hollande. Além disso, o presidente ainda o convocou a formar um novo gabinete. Após dessa decisão, Montebourg resolveu se antecipar e deixou o cargo.

Em solidariedade a ele, os ministros da Educação, Benoît Hamon, e da Cultura, Aurélie Filippetti, também se demitiram. Valls é criticado pela ala mais à esquerda do Partido Socialista por seguir uma linha liberal e defender políticas de austeridade.