ASSINE
search button

Casamento é vida real, não uma ficção, diz Papa

Francisco celebrou matrimônio coletivo de 20 casais no Vaticano

Compartilhar

O papa Francisco celebrou neste domingo (14) na basílica de São Pedro o matrimônio de 20 casais provenientes da diocese de Roma. Entre eles havia pessoas que já viviam juntas e outras que tinham até filhos. Após a cerimônia, os cônjuges ainda puderam tirar fotos nos Jardins Vaticanos.    

"O matrimônio é símbolo da vida, da vida real, não é uma ficção. É a reciprocidade das diferenças. Não é um caminho liso, sem conflitos. Não, não seria humano. É uma viagem desafiadora, às vezes difícil, conflituosa, mas assim é a vida", disse o Pontífice durante a celebração.    

O Papa destacou que é normal que os parceiros briguem de vez em quando, por isso aconselhou-os a nunca terminarem o dia sem fazerem as pazes. "Basta um pequeno gesto, e assim se continua a caminhar".    

Na conclusão da homilia, Francisco desejou aos casais um caminho fértil e que o amor entre eles continue crescendo. "Existirão as cruzes, mas o Senhor estará sempre por perto para ajudá-los a seguir adiante", completou.    

O casamento coletivo é um gesto importante de Jorge Mario Bergoglio, já que em outubro haverá o Sínodo da Família, que abordará temas como divórcio e matrimônio gay. Outro evento neste contexto ocorrerá em 28 de setembro, quando o Papa receberá avôs acompanhados de seus netos.