ASSINE
search button

Ato pela independência catalã tem 400 mil inscritos

Compartilhar

Mais de 400 mil pessoas já se inscreveram para participar da manifestação pela soberania da Catalunha que será realizada no centro de Barcelona em 11 de setembro. A data marca o dia da festa nacional dessa região autônoma espanhola, onde há um forte movimento independentista.    

"Queremos que seja o maior ato da história", declarou Carme Forcadell, presidente da Assembleia Nacional Catalã, uma das organizações que convocou o protesto. A passeata terá também cerca de mil urnas simbólicas para representar a vontade dos participantes de votar um referendo pela independência anunciado pelo presidente da Catalunha, Artur Mas, para o dia 9 de novembro. A consulta é considerada ilegal pelo governo da Espanha.    

Os manifestantes estão sendo chamados a formar um "V" (de "votar" e "vitória") em duas das principais avenidas de Barcelona, a Diagonal e a Gran Vía. Para garantir o sucesso do mosaico, os organizadores estimam que é necessária a presença de 750 mil pessoas.    Como resposta, o movimento "Libres e Iguales" ("Livres e Iguais") convocou, também para 11 de setembro, um ato em Madri contra o desejo de soberania catalão.