Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Setembro de 2014

Internacional

Trabalhadores da Central Nuclear de Fukushima querem adicional de risco

Agência Brasil

Quatro trabalhadores da Central Nuclear de Fukushima vão processar a operadora Tepco e outras empresas subcontratadas por considerar que estão sendo pagos insuficientemente para os riscos que correm.

Com idade entre 30 e 60 anos, os trabalhadores continuam a atuar na central, danificada pelo tremor, seguido de tsunami, em março de 2011. Eles exigem da Tepco e das companhias subcontratadas o equivalente a 650 mil euros por subsídio de risco.

"Acredito que algum dia a minha saúde será prejudicada", disse um dos trabalhadores à NHK, acrescentando que "nem todos podem falar do problema", e que o importante é que alguém diga alguma coisa. O grupo é representado pelo advogado Tsuguo Hirota e vai apresentar o caso ao tribunal de Fukushima nesta quarta-feira (3).

Cerca de 6 mil pessoas trabalham atualmente na central, mas apenas uma pequena parte é contratada diretamente pela Tepco.

Com o terremoto e tsunami de 2011, a Central Nuclear de Fukushima registrou o pior acidente nuclear da história depois de Chernobyl.

Tags: abalo, fukushima, Japão, sismo, tremor

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.