ASSINE
search button

Abbas elabora plano de paz para conflito com Israel

Ele será apresentado à Liga Árabe e aos Estados Unidos

Compartilhar

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, elaborou um plano de paz para o conflito entre israelenses e palestinos, informou nesta terça-feira (2) a imprensa local. De acordo com o jornal jordaniano "Al-Ghad", o plano de Abbas prevê nove meses de negociações, sendo que os primeiros 90 dias serão dedicados a discussões sobre demarcações territoriais e fronteiras. 

O plano também cita o congelamento dos assentamentos e a retirada israelense das Cisjordânia em um prazo de três anos. Abbas apresentará sua proposta a ministros das Relações Exteriores da Liga Árabe, entre os dias 7 e 9 de setembro, em reunião no Cairo, Egito. Até o fim desta semana, porém, o plano será apresentado também ao secretário de Estado norte-americano, John Kerry. Temendo uma recusa de Israel ou dos Estados Unidos para a aceitação do plano, Abbas já anunciou que pretende recorrer à Corte Internacional de Justiça, em Haia, para resolver o confronto histórico entre israelenses e palestinos, que nos meses de julho e agosto teve mais um episódio sangrento, com cerca de dois mil mortos em ataques na Faixa de Gaza. Desde o dia 26 de agosto, no entanto, os confrontos foram interrompidos graças a uma trégua duradoura negociada entre as duas partes. 

A violência começou após três jovens judeus serem sequestrados e mortos na Cisjordânia. Em retaliação, Israel lançou uma ofensiva contra o Hamas em Gaza, a quem acusava de ser o responsável pelo crime. No último domingo (31), Israel expropriou quase 400 hectares da Cisjordânia em um bloco de assentamentos perto de Belém, em mais uma expansão judaica na área. (ANSA)