ASSINE
search button

Cameron anuncia medidas contra jihadistas britânicos

Compartilhar

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, anunciou nesta segunda-feira (1º) uma série de medidas para combater o fenômeno de jihadistas britânicos que deixam o país para integrar as filas do Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria.    Segundo o premier, a polícia terá o poder de confiscar temporariamente os passaportes de cidadãos suspeitos de viajarem ao exterior para unir-se a grupos terroristas. 

Além disso, os radicais que já tiverem ido ao Oriente Médio serão proibidos de retornar ao Reino Unido.    

"O passaporte não é um direito automático. Mas a polícia não pode confiscá-lo na fronteira, então agora o governo lhe dará esse poder", explicou Cameron. Outra medida anunciada prevê o fornecimento antecipado por parte das companhias aéreas de listas de passageiros para a identificação de possíveis jihadistas.    

Quanto ao banimento de extremistas que voltam ao país, o primeiro-ministro disse que seu gabinete está trabalhando para encontrar uma solução de acordo com as leis vigentes. As iniciativas foram divulgadas após um cidadão britânico ter sido identificado como o responsável pela decapitação do jornalista norte-americano James Foley.