Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Setembro de 2014

Internacional

Para Hollande, Mogherini será chefe de diplomacia da UE

Novos cargos da direção do bloco devem ser decididos hoje

Agência ANSA

O presidente da França, François Hollande, disse hoje, dia 30, acreditar que a chanceler italiana, Federica Mogherini, será escolhida como nova chefe de diplomacia da União Europeia (UE), substituindo a britânica Catherine Ashton.    

"Acho que vai suceder Ashton, embora eu não possa prever o resultado da cúpula", disse Hollande ao chegar à reunião de chefes de Estado e de Governo dos 28 países UE que está sendo realizada hoje em Bruxelas. O presidente acrescentou que Mogherini conta com seu apoio.    Durante a Cúpula, deve ser decidida a distribuição dos principais cargos de chefia da UE, após uma tentativa fracassada em julho.    

A frente social-democrata dentro da UE, assim como o francês, defende a candidatura da ministra de Relações Exteriores italiana, de 41 anos, ao cargo de Alta Representante para a Política Externa da UE.    

Mogherini está emergindo como uma das favoritas ao cargo, enquanto o conservador polonês Donald Tusk, 57 anos, pode se tornar o novo presidente do Conselho Europeu, substituindo Herman Van Rompuy.

Tags: bruxelas, CÚPULA, itália, política externa, Ue

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.