ASSINE
search button

Para Hollande, Mogherini será chefe de diplomacia da UE

Novos cargos da direção do bloco devem ser decididos hoje

Compartilhar

O presidente da França, François Hollande, disse hoje, dia 30, acreditar que a chanceler italiana, Federica Mogherini, será escolhida como nova chefe de diplomacia da União Europeia (UE), substituindo a britânica Catherine Ashton.    

"Acho que vai suceder Ashton, embora eu não possa prever o resultado da cúpula", disse Hollande ao chegar à reunião de chefes de Estado e de Governo dos 28 países UE que está sendo realizada hoje em Bruxelas. O presidente acrescentou que Mogherini conta com seu apoio.    Durante a Cúpula, deve ser decidida a distribuição dos principais cargos de chefia da UE, após uma tentativa fracassada em julho.    

A frente social-democrata dentro da UE, assim como o francês, defende a candidatura da ministra de Relações Exteriores italiana, de 41 anos, ao cargo de Alta Representante para a Política Externa da UE.    

Mogherini está emergindo como uma das favoritas ao cargo, enquanto o conservador polonês Donald Tusk, 57 anos, pode se tornar o novo presidente do Conselho Europeu, substituindo Herman Van Rompuy.