Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Internacional

John Kerry pede 'ampla aliança' contra EI

Secretário de Estado irá apresentar proposta em cúpula da Otan

Agência ANSA

O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, pediu a criação de uma "coalizão internacional mais ampla possível" para evitar que "o câncer que é o Estado Islâmico (EI, ex-Isis) seja disseminado para outros países".   

A organização jihadista "representa hoje uma ameaça internacional para vários países, incluindo os Estados Unidos", disse, em entrevista ao jornal The New York Times. Kerry disse que irá apresentar a sua proposta de uma coalizão internacional com os aliados europeus durante a Cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que será realizada na próxima semana no País de Gales.    

"A construção de uma coalizão é um trabalho árduo, mas a melhor maneira de se opor a um inimigo comum", disse o secretário de Estado, exemplificado a ampla aliança formada pelo ex-presidente George Bush e seu secretário de Estado, James Baker, que levou à intervenção armada contra o Iraque de Saddam Hussein, após a invasão do Kuwait.    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse na última semana que Kerry seguirá para o Oriente Médio tentar criar uma coalizão contra o grupo extremista.

Tags: Barack Obama, ei, nova iorque, Otan, política externa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.