Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Janeiro de 2018 Fundado em 1891

Internacional

John Kerry pede 'ampla aliança' contra EI

Secretário de Estado irá apresentar proposta em cúpula da Otan

Agência ANSA

O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, pediu a criação de uma "coalizão internacional mais ampla possível" para evitar que "o câncer que é o Estado Islâmico (EI, ex-Isis) seja disseminado para outros países".   

A organização jihadista "representa hoje uma ameaça internacional para vários países, incluindo os Estados Unidos", disse, em entrevista ao jornal The New York Times. Kerry disse que irá apresentar a sua proposta de uma coalizão internacional com os aliados europeus durante a Cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que será realizada na próxima semana no País de Gales.    

"A construção de uma coalizão é um trabalho árduo, mas a melhor maneira de se opor a um inimigo comum", disse o secretário de Estado, exemplificado a ampla aliança formada pelo ex-presidente George Bush e seu secretário de Estado, James Baker, que levou à intervenção armada contra o Iraque de Saddam Hussein, após a invasão do Kuwait.    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse na última semana que Kerry seguirá para o Oriente Médio tentar criar uma coalizão contra o grupo extremista.

Tags: Barack Obama, Otan, ei, nova iorque, política externa

Compartilhe: