Jornal do Brasil

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

Internacional

EUA realizam ataque aéreo contra Estado Islâmico no Iraque

Agência ANSA

Aviões norte-americanos bombardearam nesta quarta-feira (27) uma área ao norte de Mossul, no Iraque, informou a agência de notícias Nina. Não há ainda informações sobre o sucesso do ataque.

Na última semana, os militares dos Estados Unidos haviam utilizado drones contra os extremistas do Estado Islâmico (ex-Isis) na mesma região e ajudaram o Iraque a retomar o controle da represa da cidade, uma das maiores do país.

Além dos Estados Unidos, o Irã também enviou uma divisão inteira de seu Exército para a região norte do território iraquiano para combater os jihadistas, informou a agência Nina. Outro reforço para os governos da Síria e do Iraque pode vir no domingo (31).

O governo alemão decidirá nesse dia se enviará armas aos curdos para frear o avanço do EI, informou o porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert.

Segundo Hisham al Hashimi, especialista sobre grupos extremistas iraquianos, o grupo terrorista tem hoje "quase 100 mil" milicianos sob seu comando e estão "em crescimento".

Hashimi, que é considerado um dos maiores especialistas do assunto no mundo, afirmou que "o crescimento está ocorrendo pelas vitórias em campo" e que "alguns são obrigados a se alistas, já outros o fazem voluntariamente". Ele ainda ressaltou que há alguns meses atrás, o grupo teria menos de 50 mil membros.

Tags: crise, iraquianos, mortes, mulheres, SEQUESTRO

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.