ASSINE
search button

Abbas confirma trégua duradoura na Faixa de Gaza

Presidente da Autoridade Nacional Palestina fez pronunciamento

Compartilhar

Nesta terça-feira (26), israelenses e palestinos acordaram uma proposta egípcia permanente de cessar-fogo. Contudo, no instante em que a trégua entraria em vigor, às 19h (horário local), foguetes continuaram a ser lançados no território de Israel. O cessar-fogo foi noticiado por uma agência egípcia, a Mena, e confirmado pelo presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Segundo o Exército, mais de 15 projéteis foram lançados contra os israelenses, matando um civil e deixando outros seis feridos, em estado grave. Diante dos ataques, o acordo não foi bem aceito por todas as autoridades de Israel. Alguns ministros já se manifestaram contra o cessar-fogo, conforme noticiou o jornal local Haaretz. Ainda segundo o jornal, a propsta não inclui as exigências do Hamas, como a construção de um porto e um aeroporto e a liberação de prisioneiros. 

O Haaretz publicou ainda que, em futuras negociações, israelenses e palestinos terão abertura para expor suas demandas. O diário israelense diz que Israel levantará a questão da desmilitarização de Gaza e permitirá ajuda humanitária em território palestino, sob supervisão.