Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Internacional

Robert Mugabe é recebido com honras na China

Agência ANSA

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, desembarcou nesta segunda-feira (25) na China para uma visita de cinco dias, durante a qual pedirá um pacote de ajudas para estabilizar a economia do seu país. Recebido com todas as honras militares e com cantos tradicionais, o contestado ditador africano, persona non grata na Europa e nos Estados Unidos, se encontrou com o mandatário Xi Jinping no papel de um velho amigo da nação asiática.    

Essa é a 13ª viagem de Mugabe à China, que se tornou a primeira fonte de investimentos diretos estrangeiros no Zimbábue, sobretudo nos setores de mineração, construção, telecomunicações e agricultura. Além disso, segundo o Ministério do Comércio chinês, os aportes de Pequim no país africano nos segmentos não financeiros atingiram US$ 602 milhões em 2013, mais do que em qualquer outra nação do continente.    

Rumores indicam que o presidente pedirá a Xi Jinping mais US$ 4 bilhões para ajudar a estabilizar a economia zimbabuana, que passa por uma grave crise econômica. 

Tags: acordos, chineses, presidente, viagem, zimbábue

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.