Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Internacional

Jantar em lixão quer evitar desperdício de comida em NY 

Portal Terra

Um homem criou um pequeno restaurante a partir de uma caçamba de lixo velha para realizar jantares que promovem o não desperdício de comida, com ingredientes que não são usados pelos chefs, como frutas e verduras machucadas. As informações são do Wall Street Journal.

Josh Treuhaft, mestre em design de inovação social pela Escola de Artes Visuais de Nova York, já realizou sete jantares com comidas que seriam jogadas fora. Os eventos foram realizados dentro de uma caçamba de lixo, doada por uma companhia de gerenciamento de lixo, com mesa e banco improvisados com placas de madeira doadas pela loja Home Depot.

Os consumidores pagam US$ 50 para uma refeição com seis pratos, e o lucro é doado para a City Harvest, organização que recupera comida para doar aos que precisam. Segundo Treuhaft, um jantar foi capaz de recuperar cerca de 800 g de comida por pessoa que seria jogada fora.

Os alimentos vêm de fazendas, mercados, restaurantes e cozinhas caseiras, e segundo Treuhaft, eles são coletados quando ainda estão saudáveis e nutritivos. Entre os pratos servidos, estavam purê de berinjela, sopa de tomate e sorbet de pêssego e hortelã. Participantes do evento disseram ao jornal que o jantar estava gostoso e leve.

A intenção de Treuhaft é educar os nova iorquinos sobre o desperdício de comida e a fome. Ele planeja fazer novos eventos no futuro, além de criar um site e aplicativo que possibilite aos usuários postar fotos de comida "velha" e pedir a ajuda de um especialista para dividir receitas que aproveitem os alimentos.

Tags: comida, desperdício, educação, EUA, inovação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.