Jornal do Brasil

Segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

Internacional

Manifestantes pedem troca de promotor do caso "Brown"

Policial é suspenso após ameaçar manifestante com um fuzil

Agência ANSA

 Com cartazes com os dizeres "mãos ao alto, não atire", centenas de manifestantes marcharam pelas ruas de Ferguson, cidade no Missouri, na noite desta quarta-feira (20), em mais um protesto contra a morte do jovem Michael Brown, baleado por um policial, no dia 9 de agosto. Dessa vez, segundo a imprensa norte-americana, os protestos, que já geraram dezenas de confrontos, saques e prisões, foram pacíficos. Os manifestantes pedem a troca do promotor do caso, Robert McCulloch. A desconfiança existe, pois o promotor teria alguns familiares que trabalham no departamento de polícia de Ferguson. Nesta quarta-feira (20), McCulloch afirmou que as investigações devem ser encerradas apenas em outubro.

    Em visita à cidade, o ministro da Justiça dos Estados Unidos (EUA) afirmou que espera que a sua presença em Ferguson tenha dado credibilidade à investigação do caso. "A minha esperança é que a minha visita dê confiança aos cidadãos de que tudo será feito pelo governo federal", disse Holden, que se encontrou com os pais de Brown.

    Holden pediu o fim da violência em Ferguson. "Os atos de vandalismo agravam a situação", disse o ministro da Justiça.

    Policial suspenso - A polícia de Saint Louis informou que um policial da cidade de Saint Ann, próxima a Ferguson, foi suspenso por tempo indeterminado, ao apontar um fuzil e ameaçar um manifestante que gravava a cena com um telefone celular. O caso ocorreu na noite da última terça-feira e o vídeo, lançado na internet. Na gravação é possível ver que um oficial, ao ver a atuação do policial, o afasta do manifestante, abaixando sua arma. Outro jovem morto - A polícia de Saint Louis divulgou nesta quinta-feira (21), um vídeo amador que mostra policiais atirando em Kajieme Powell. O jovem de 23 anos foi morto na última terça-feira (19). Segundo a polícia, ele estava com uma faca.

    O vídeo mostra Powell se aproximando dos policiais, que pediam para ele abaixar a faca e se entregar. Segundo a policia, foram disparados 12 tiros contra o jovem. (ANSA)

Tags: Branco, CONFLITO, EUA, missouri, morte, Policial

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.