Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Internacional

Obama confirma continuidade de ações no Iraque

Agência ANSA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que ações militares "limitadas" terão continuidade no Iraque, que sofre com a atuação do grupo extremista Estado Islâmico (também conhecido como Isis).    

"Nós vamos continuar a buscar uma estratégia de longo-termo para combater o Isis, apoiando o novo governo do Iraque", disse.    

Em pronunciamento, Obama explicou que "no que diz respeito à segurança de nossa população e esforços contra grupos terroristas como o Isis, precisamos nos unir para resolver" estes problemas. Ainda de acordo com o presidente, Bagdá não estava sendo "inclusiva" com o governo do premier Nuri al Maliki e, com sua sucessão por Haider al Abadi, muitos países estarão preparados para ajudar.    

Após resistir durante alguns dias, Maliki decidiu renunciar ao cargo e declarar apoio a al Abadi, que foi encarregado de formar um novo governo pelo presidente Fuad Masum no dia 11. De orientação xiita, Maliki vinha sendo pressionado para abrir mão da possibilidade de um terceiro mandato, já que muitos o acusam de ter uma parcela de responsabilidade nos recentes conflitos no país ao dar pouco espaço para os sunitas em sua administração.

Tags: crise, iraquianos, mortes, mulheres, SEQUESTRO

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.