Jornal do Brasil

Sábado, 29 de Novembro de 2014

Internacional

Número de mortos em inundações no Nepal chega a 101

Agência Brasil

As autoridades do Nepal elevaram hoje (18) para 101 o número de mortos em deslizamentos de terras e inundações, após o resgate de mais quatro corpos, num momento em que aumenta o receio diante de um eventual surto de cólera.

As chuvas torrenciais da semana passada desencadearam vários deslizamentos de terras e inundações que devastaram aldeias inteiras, deixaram casas isoladas e destruíram estradas por todo o Oeste do país, que faz fronteira com a Índia.

Depois de o tempo ter melhorado ontem (17), após três dias consecutivos de chuva intensa, o governo destacou mais de 3,4 mil funcionários e quatro helicópteros para resgatar as pessoas que ficaram isoladas e entregar suprimentos de emergência, disse o chefe do Centro Nacional de Operações de Emergência do Nepal, Jhankanath Dhakal.

As equipes de salvamento continuam as buscas por 126 pessoas que permanecem desaparecidas. Milhares foram levadas para abrigos temporários depois que o recúo do nível das águas permitiu aos membros das equipes de salvamento usar as estradas em vez de depender unicamente dos helicópteros.

Nos distritos mais afetados de Surkhet, Bardiya e Dang, as autoridades tentam providenciar kits de água potável aos moradores. “Estamos preocupados com as doenças que se transmitem por meio da água, sobretudo com o cólera. Destacamos profissionais de saúde para distribuir comprimidos de purificação de água e medicamentos”, acrescentou Dhakal.

O cólera, que causa grave diarreia, vômitos e desidratação, é transmitido por meio de alimentos ou da água contaminados por fezes humanas.

Tags: cólera, inundação, morte, Nepal, Surto

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.