Jornal do Brasil

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

Internacional

EUA destroem carros militares do Isis no Iraque

Ataques com drones dos Estados Unidos tem o objetivo de limitar força do Estado Islâmico

Agência ANSA

Caças e drones dos Estados Unidos destruíram mais de uma dezena de veículos militares do grupo terrorista Estado Islâmico (também conhecido como Isis) neste domingo (17). Segundo o pentágono, quatro carros de transporte blindados, sete veículos armados, dois Humvees e um tanque blindado foram destruídos próximos à Irbil e a barragem de Mosul.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, falou ao jornal Sunday Telegraph que só a ajuda humanitária não é suficiente para deter os terroristas. "A criação de um califado islâmico extremista no coração do Iraque e que se estende até a Síria não é um problema "longe" de nossa casa", disse Cameron.

Já o vice-ministro do Exterior italiano, Lapo Pistelli, afirmou que armar o Exército curdo contra os jihadistas "é uma operação coerente e transparente, em pleno respeito às regras nacionais e internacionais". O papa Francisco escreveu mais uma mensagem em seu Twitter pedindo pela paz na região. "Senhor, em frente a tanta violência no Iraque, que sejamos persistentes na oração e na generosidade", postou o Pontífice. No dia 30 de junho, os militantes do grupo terrorista Isis (Levante) e de jihadistas anunciaram ter estabelecido um califado nas áreas que controlam entre a Síria e o Iraque. O termo se refere a um Estado Islâmico regido por um califa (guia espiritual e político), que neste caso será Abu Bakr al-Baghdadi, o qual receberá o título de "Califa Ibrahim".

O intuito do Isis é formar um governo único, sem fronteiras, do Mediterrâneo ao Golfo Pérsico, como existia nos tempos medievais. 

Tags: carros, drones, Estados Unidos, islamismo, MILITAR

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.