Jornal do Brasil

Sábado, 1 de Novembro de 2014

Internacional

Papa pede que jovens orem por reunificação das Coreias

Agência ANSA

Em visita apostólica à Coreia do Sul, o papa Francisco pediu nesta sexta-feira (15) que os jovens católicos asiáticos orem pela união das duas Coreias. "Convido vocês a rezarem juntos, em silêncio, pela união das Coreias. Mas há duas Coreias? Não, há apenas uma, mas está dividida, a família está dividida. E isto é um sofrimento", criticou o Pontífice, em um encontro no Santuário dos Mártires Coreanos, em Salmoe, com seis mil jovens asiáticos. 

Este é o segundo dia de visita oficial do Papa ao país. Ontem, logo após desembarcar, Francisco disse que o mundo "está cansado de guerras" e encorajou "os esforços pela reconciliação e estabilidade". "Junto com os jovens de toda parte, vocês devem se esforçar e edificar um mundo em que todos vivam em paz e amizade, superando as barreiras, recompondo as divisões, rejeitando a violência e o prejuízo", disse Francisco. 

"A Igreja é germe de união para toda a família humana", completou o Papa, que foi recebido com aplausos e gritos pelos jovens. Em um momento de descontração, Francisco pediu para conversar com os adolescentes em italiano, com a ajuda de um tradutor, pois "seu inglês é pobre". 

Nesta sexta-feira, o Papa também visitou a cidade de Daejeon, que está recebendo a 6ª Jornada Asiática da Juventude. Lá ele celebrou uma homilia no estádio que foi usado na Copa do Mundo.    Na missa, ele criticou os "modelos econômicos desumanos que criam novas formas de pobreza e marginalizam os trabalhadores".    

O Papa rechaçou ainda a "cultura da morte que desvaloriza Deus e viola a dignidade do homem". Francisco ficará até dia 18 de agosto na Coreia do Sul. A península das Coreias sofre a divisão entre Norte e Sul desde 1948. Os dois países se enfrentaram na Guerra das Coreias entre os anos 1950 e 1953 e nunca mais conseguiram estabelecer um tratado de paz. Na próxima segunda-feira, o Pontífice celebrará uma missa pela reconciliação entre os dois países, na Catedral de Myeongdong, em Seul.

Tags: Coreia, juventude, mensagem, vaticano, visita

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.