Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Setembro de 2014

Internacional

Bancos nos EUA começam a aceitar empresas que vendem produtos com maconha 

Portal Terra

Mais de cem bancos nos Estados Unidos começaram a aceitar a abertura de contas de empresas que vendem produtos com maconha, segundo reportou a Businessweek. Enquanto a venda da erva é ilegal sob a vista da lei federal, diversos Estados americanos estão aprovando o comércio de marijuana.

Antes, as empresas do setor precisavam operar somente com dinheiro, porque os bancos as viam como clientes de grande risco. Embora os 105 bancos que adotaram a novidade representem menos de 1% do total de bancos e cooperativas de crédito dos Estados Unidos, a iniciativa é um sinal de que o cenário pode mudar.

Alguns vendedores de maconha afirmaram à reportagem que tinham algumas contas no banco, mas que não usavam para grandes transações para prevenir que alertas antilavagem de dinheiro acontecessem.

No início do ano, reguladores federais tentaram garantir aos bancos de que eles poderiam te clientes relacionados ao comércio de maconha, desde que seguissem certos procedimentos, como preencher relatórios especiais das transações feitas.

Mesmo com mais de cem bancos abertos ao negócio de marijuana, ainda não está claro de quão estável está o ambiente financeiro.

Tags: bancos, companhias, contas, dinheiro, drogas, lavagem

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.