Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Dezembro de 2014

Internacional

Maliki renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Iraque

Agência ANSA

Após resistir durante alguns dias, o primeiro-ministro do Iraque, Nuri al Maliki, decidiu renunciar ao cargo e declarar apoio a Haider al Abadi, que foi encarregado de formar um novo governo pelo presidente Fuad Masum na última segunda-feira (11).    

O anúncio foi feito por meio de um discurso televisivo realizado nesta quinta (14) pelo premier. De orientação xiita, Maliki vinha sendo pressionado para abrir mão da possibilidade de um terceiro mandato, já que muitos o acusam de ter uma parcela de responsabilidade nos recentes conflitos no país, ao dar pouco espaço para os sunitas em sua administração.    

Por conta disso, na última segunda, Masum encarregou o também xiita Abadi de formar um novo governo, medida que recebeu o apoio dos Estados Unidos e da União Europeia, que defendem a formação de um gabinete mais inclusivo para tentar acabar com as disputas sectárias no Iraque.    Logo após a nomeação, Maliki fez um discurso criticando o presidente e dizendo que a manobra viola a Constituição do país. Além disso, ele apelou contra a decisão do chefe de Estado na Justiça.

Tags: crise, formação, gabinete, iraquianos, política

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.