Jornal do Brasil

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

Internacional

Presidente iraquiano pede a deputado xiita que forme novo governo

Agência Brasil

O presidente iraquiano, Fuad Massum, encarregou o deputado xiita Haider Al Abadi de compor um novo governo nacional. “O país está nas suas mãos”, declarou Massum a Al Abadi, logo após ser escolhido candidato do bloco parlamentar xiita Aliança Nacional para disputar o cargo de primeiro-ministro do país.

Nascido em 1952 e com doutorado pela Universidade de Manchester, Al Abadi ocupava o cargo de primeiro vice-presidente do Parlamento iraquiano. O governo dos Estados Unidos já felicitou o deputado pela nomeação.

“Os Estados Unidos estão prontos a apoiar plenamente um novo governo de união nacional, sobretudo na sua luta contra o Estado Islâmico e os rebeldes sunitas”, escreveu, no Twitter, o diplomata do Departamento de Estado norte-americano encarregado dos assuntos do Iraque e do Irã, Brett McGurk, exortando Al Abadi a “formar um governo e um programa nacional o mais breve possível”.

Ontem (10), integrantes do Estado Islâmico do Iraque assassinaram pelo menos 500 pessoas da minoria étnica Yazidi durante ofensiva no Norte do país.

Tags: abadi, estado, islâmico, massum, parlamentar

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.