Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Internacional

Ban Ki-moon pede a novo premier do Iraque que forme governo amplo

Agência Brasil

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, manifestou satisfação com a nomeação do deputado xiita Haider Al Abadi para o cargo de primeiro-ministro, no qual ficará responsável por, entre outras coisas, compor a futura equipe de governo.

Em comunicado divulgado hoje (11), Ban Ki-moon pede a Al Abadi que forme um executivo "amplo, aceitável por todos setores da sociedade". O secretário-geral da ONU pede ainda que a nova equipe de governo seja composta dentro dos prazos legais e que todas as forças políticas iraquianas respeitem o processo de composição.

“O povo iraquiano merece viver em um país seguro, próspero e estável, onde todos os grupos, incluindo as minorias religiosas e étnicas, possam contribuir e sentir o país como seu”, destacou Ban Ki-moon no comunicado em que elogia Al Abadi e alega que sua escolha como primeiro-ministro respeita a constituição iraquiana.

Ao encarregar Al Abadi de formar o novo governo, o presidente iraquiano, Fuad Massum, disse ao novo primeiro-ministro que “o país está em suas mãos”.

Nascido em 1952 e doutorado pela Universidade de Manchester, Inglaterra, Al Abadi ocupava o cargo de primeiro vice-presidente do Parlamento iraquiano e foi escolhido candidato do bloco parlamentar xiita Aliança Nacional para disputar o posto de primeiro-ministro.

Tags: combates, crise, iraquianos, mortos, política

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.