Jornal do Brasil

Terça-feira, 16 de Setembro de 2014

Internacional

Premier Erdogan é eleito presidente da Turquia

Primeiro-ministro alcançou mais de 50% dos votos no 1º turno

Agência ANSA

O premier Recep Tayyip Erdogan foi eleito neste domingo (10) o novo presidente da Turquia, ainda no primeiro turno. Com pouco mais de 80% das urnas apuradas, o primeiro-ministro tinha 53,6% dos votos, contra 37,5% do seu principal adversário, Ekmeleddin Ihsanoglu. Já o curdo Selahattin Demirtas estava com 8,9%.

    Bastava apenas uma vitória por maioria simples para evitar um segundo turno. De orientação islâmica e conservadora, Erdogan ocupa o cargo de chefe de governo desde 2003 e decidiu concorrer na primeira votação direta para chefe de Estado - que antes era escolhido pelo Congresso - com o objetivo de manter e aumentar seu poder no país.

    Desde que oficializou sua candidatura, no início de julho, o primeiro-ministro sempre foi considerado franco favorito para vencer o pleito, apesar de acusações de autoritarismo e corrupção. A sua meta declarada é permanecer na Presidência até 2023, quando completam-se 100 anos da fundação da República da Turquia por Kemal Ataturk.

    Erdogan também deve movimentar-se para mudar o sistema político do país do parlamentarismo para o presidencialismo, unificando os cargos de chefe de governo e de Estado, o que lhe daria ainda mais força. (ANSA)

Tags: eleição, presidente, primeiro, turno, turquia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.