Jornal do Brasil

Segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

Internacional

EUA fazem novo ataque aéreo contra Isis no Curdistão

Objetivo da operação é evitar o avanço do grupo jihadista

Agência ANSA

Os Estados Unidos realizaram novos ataques aéreos contra o grupo jihadista Estado Islâmico (também conhecido como Isis) nos arredores de Irbil, capital do Curdistão iraquiano, segundo autoridades norte-americanas citadas pela agência "Bloomberg". A operação envolveu aviões militares e drones e destruiu veículos e locais de disparo utilizados pelos radicais. O objetivo da ação foi defender as forças curdas perto da cidade, onde se encontram funcionários do governo dos EUA e cidadãos do país.

    Após controlar vastas áreas entre a fronteira da Síria e do Iraque, o Isis tenta agora avançar para o Curdistão. Nos últimos dias, os jihadistas atacaram diversos povoados na região. Enquanto isso, metade dos cerca de 40 mil yazidis que estavam cercados pelo Estado Islâmico nas montanhas de Sinjar conseguiram escapar.

    Essas pessoas pertencem a uma minoria religiosa que mistura elementos do zoroastrismo e do islamismo. Elas tinham fugido para os montes após ataques do Isis contra suas aldeias e estavam há dias sobrevivendo dos alimentos jogados a partir de aviões. O resgate dos yazidis foi permitido graças a um corredor de fuga aberto por guerrilheiros curdos. (ANSA)

Tags: ataque, estados, isis, islã, unidos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.