Jornal do Brasil

Sexta-feira, 21 de Novembro de 2014

Internacional

Iraque: EUA iniciam ação contra Isis, dizem fontes locais

Agência ANSA

 Um representante da forças militares curdas (Peshmerga) disse que aviões dos Estados Unidos bombardearam instalações do grupo jihadista Estado Islâmico (também conhecido como Isis) no norte do Iraque.

    O Pentágono não confirmou as operações, apesar da mídia norte-americana estar noticiando os ataques. De acordo com o porta-voz John Kirby, "os artigos são completamente falsos. Nenhuma ação foi realizada".

    O Wall Street Journal citou o ministro da Defesa curdo, Anwar Hai Othman, segundo quem as operações já estão em curso. De acordo com o jornal New York Times, ao menos dois alvos do Isis foram atingidos.

    O jornal ABC News publicou que os aviões estão lançando pacotes com comida e remédio para os milhares de iraquianos presos na montanha de Sinjar.

    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está se reunindo com o Conselho de Segurança do país para debater a situação do Iraque.

    Mais cedo, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que uma eventual ação militar dos Estados Unidos no Iraque contra o grupo jihadista Estado Islâmico se daria "sem o envio de tropas" e seria "limitada a seus objetivos".

    A situação do Iraque se aproxima de "uma catástrofe humanitária", acrescentou. "A situação das minorias religiosas [como cristãos] é alarmante. Os Estados Unidos estão muito preocupados e prontos para ajudar o governo iraquiano em uma emergência", concluiu. (ANSA)

Tags: ataque, EUA, iraque, isis, Operação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.