Jornal do Brasil

Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014

Internacional

Barack Obama é processado pelo Congresso por 'abuso de poder'

Agência ANSA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, será réu em um processo movido pelo Congresso norte-americano. O motivo? Abuso de poder. Segundo os republicanos, que lançaram a resolução aprovada pela Câmara dos Representantes, o mandatário recorre a muitos decretos, ignorando o Congresso do país.

A votação foi de 225 votos a favor e 201 contra para a abertura do processo, mas nenhum democrata votou a favor da ação. A medida foi tomada porque segundo a oposição, Obama não seguiu as regras estabelecidas no Congresso para as mudanças na lei da saúde, o famoso Obamacare. Porém, mesmo que a ação comece imediatamente, demoraria quase dois anos para que o processo atravessasse todo o sistema judicial dos EUA.

Mas, apesar da acusação de ter feito muitos decretos, Obama não fez nada diferente do que os últimos presidentes do país fizeram. Segundo o The New York Times, ele utilizou 183 decretos - sendo a maior parte em seu primeiro mandato. Seu predecessor, George W. Bush, firmou 291 decretos, Bill Clinton decretou 364 vezes e Ronald Reagan elaborou 381.

E, assim que a votação terminou, o mandatário acabou fazendo algo que pareceu um desafio. Baixou um novo decreto para garantir salários mais igualitários e postos de trabalhos mais seguros para todos que trabalham em empresas para o governo federal.

Tags: abuso, Estados Unidos, presidente, processo, votação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.