Jornal do Brasil

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014

Internacional

'Jerusalem Post': Brasil e Israel - uma relação delicada

Jornal israelense analisa polêmica diplomática com Brasil

Jornal do Brasil

O Jerusalem Post publicou uma reportagem nesta sexta-feira (25) sobre a questão diplomática entre Brasil e Jerusalém. Depois de o Brasil chamar seu embaixador em Israel para o Brasil, e Israel rebater dizendo que o país latino-americano é um “anão diplomático” o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Yigal Palmor disse que “desproporcional é 7 a 1”, fazendo referência à goleada sofrida pelo Brasil na Copa e à fala brasileira que condenou o “uso desproporcional de força por parte de Israel na Faixa de Gaza".

>>Anão diplomático: "Israel tentou negar valor da chancelaria brasileira"

O jornal lembra que o Brasil tem uma grande influência nas decisões relacionadas à política exterior da América Latina. “Em 2010, uma vez que o Brasil reconheceu um Estado palestino, uma série de outros países sul-americanos fizeram o mesmo”, comenta o jornal.

O jornal ainda firma que especialistas veem a questão como uma forma do Brasil “consagrar-se com os países árabes não alinhados” e que “Israel espera o apoio de seus amigos em sua luta contra o Hamas”

Entre esses amigos, parece não estar boa parte do Ocidente. O Brasil foi um dos 29 países que votaram no Conselho de Direitos Humanos da ONU esta semana para investigar as ações de Israel na Faixa de Gaza - 17 países se abstiveram, e só os EUA se opõem. Além do Brasil, todos os países da América Latina - Argentina, Chile, Costa Rica, Cuba, México e Venezuela - votaram “contra Israel”, diz o jornal.

Eles ainda lembram que 2008-2009, a Bolívia cortou os laços com Israel, e a Mauritânia - o único país árabe além de Jordânia e Egito, que tinha relações com Israel - chamou o seu embaixador para consultas, “um prelúdio para o que mais tarde levou a romper os laços”. 

Tags: anão diplomático, CONFLITO, faixa de gaza, internacional, Israel, jerusalem post

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.