ASSINE
search button

Israel aceita trégua de 12 horas na Faixa de Gaza

Conflito já deixou 823 palestinos mortos e 5.240 feridos. Pelo menos 170 crianças perderam a vida

Compartilhar

Pouco depois de rejeitar um cessar-fogo temporário de uma semana, Israel aceitou o pedido por uma trégua de 12 horas na Faixa de Gaza apresentado pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.    

Segundo uma fonte dos Estados Unidos que acompanhou as negociações no Cairo (Egito) ao lado de Kerry, a paralisação começará às 7h (horário israelense) deste sábado (26), mas ainda não se sabe se o Hamas vai aderir ao acordo. No entanto, apesar do cessar-fogo de meio dia, o secretário norte-americano deixou a capital egípcia sem alcançar seu objetivo principal, que era obter uma trégua mais longa.    

Isso porque Israel recusara uma proposta de interromper os confrontos na Faixa de Gaza entre os dias 27 de julho e 3 de agosto. A decisão está ligada ao fato de que o Exército do país pretende permanecer no território palestino para destruir os túneis usados pelo grupo fundamentalista.    Durante o cessar-fogo sugerido anteriormente por Kerry, os dois lados começariam a negociar, com a ajuda de mediadores internacionais, questões econômicas, políticas e de segurança para uma trégua duradoura. 

Os Estados Unidos, a ONU e a União Europeia dariam garantias de que temas essenciais aos dois lados seriam colocados sobre a mesa. Do ponto de vista do Hamas, isso incluiria a queda do bloqueio à Faixa de Gaza e a reconstrução da região, e de Israel, o fim do lançamento de foguetes sobre o país e a destruição dos túneis.

Enquanto os dois lados não entram em acordo sobre um cessar-fogo definitivo, segue aumentando o número de vítimas do conflito. De acordo com a agência palestina Maan, os ataques de Israel à Faixa de Gaza, iniciados no dia 7 de julho, já deixaram 823 mortos e 5.240 feridos. Segundo a ONG Oxfam, os bombardeios tiraram a vida de 170 crianças e danificaram 116 escolas no território. Além disso, a quantidade de pessoas deslocadas na região chega a 170 mil. Do lado israelense, as baixas já somam 35, com a morte de dois soldados nesta sexta-feira.