ASSINE
search button

Primeiro-ministro ucraniano renuncia ao cargo

Compartilhar

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Iatseniuk, pediu demissão do cargo nesta quinta-feira (24). A atitude foi tomada após haver um rompimento da coalizão que governava a Ucrânia. "Anuncio a minha demissão relacionada com a dissolução da coalizão e do bloco parlamentar sobre as iniciativas do governo", falou Iatseniuk ao Parlamento.

    Mais cedo, dois dos partidos que faziam parte da base governista anunciaram sua saída da coalizão por não aprovarem as leis sobre orçamento do Governo e sobre a energia.

    Agora, os parlamentares precisam fazer uma nova base. Caso não seja possível ter a maioria, o Parlamento será dissolvido e convoca novas eleições.

    Iatseniuk assumiu o cargo em fevereiro, logo após a Crimeia declarar independência da Ucrânia e se unir à Rússia. Ele era o responsável por fazer um governo de transição e evitar que mais regiões se separassem do restante do país. Ele já comandou os Ministérios da Economia e das Relações Exteriores.

    Porém, os ucranianos vêm enfrentando combates no Leste do país, especialmente em Donetsk e Sloviansk. Além disso, a Ucrânia sofre com o fornecimento de gás da Rússia, que já ameaçou o corte total de fornecimento por diversas vezes. (ANSA)