Jornal do Brasil

Terça-feira, 21 de Outubro de 2014

Internacional

Brasil recebe com 'indignação' comentários de Israel

Agência ANSA

Autoridades do governo receberam com "indignação e surpresa" os comentários de Israel de que o Brasil é um país politicamente irrelevante, apesar de ser um gigante cultural e econômico.

    Em entrevista ao jornal "Folha de São Paulo", fontes do governo disseram que o Ministério de Relações Exteriores (MRE) e o Palácio do Planalto estudam "a melhor reação para um comentário considerado 'tão duro'". Ainda de acordo com a publicação, "poucas frases podem ferir tanto a 'autoestima' do Itamaraty".

Porta-voz da Chancelaria israelense, Yigal Palmor, afirmou que o Brasil é um "anão diplomático"
Porta-voz da Chancelaria israelense, Yigal Palmor, afirmou que o Brasil é um "anão diplomático"

>> Israel chama Brasil de 'irrelevante' na política

    A decisão do governo brasileiro de retirar seu embaixador de Tel Aviv, Henrique Sardinha Filho, foi criticada pelo Ministério do Exterior israelense. O porta-voz da Chancelaria israelense, Yigal Palmor, afirmou, como foi publicado pelo jornal local "The Jerusalem Post", que o Brasil é um "anão diplomático".

    "Esse tipo de conduta mostra porque o Brasil, grande potência cultural e econômica, fica irrelevante na arena mundial. O ato revela um duplo comportamento do Brasil, que é parte do problema em vez de contribuir para uma solução", disse.

    Em nota, o Itamaraty apontou na última quarta-feira, dia 23, que o "governo brasileiro considera inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina". "Condenamos energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças. O governo brasileiro reitera seu chamado a um imediato cessar-fogo entre as partes".

    Além disso, o Brasil votou favoravelmente a resolução do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) sobre o tema. (ANSA)

Tags: ataque, brasil, exteriores, Israel, palestina, Relações

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.